De vez em quando, percebo que as pessoas ficam surpresas ao conhecerem a Coleção TURMA DE LUTA da IMAGÍSTICA. Logo após esse primeiro impacto, sempre me fazem a mesma pergunta: como você teve a ideia de criar uma linha de miniaturas assim?
Para começar, preciso explicar (caso você ainda não saiba) que a IMAGÍSTICA possui um site repleto de produtos incríveis (sim, sou modesta mesmo) e com uma linha editorial muito bem definida. Os primeiros produtos da marca foram cadernos feitos artesanalmente, mas logo surgiria uma linha que “chegou chegando”.
Passeando pelo mundo das redes sociais (e isso foi ainda durante a pandemia – acho que em 2020 ou 2021, quem nunca se confundiu com as datas da pandemia?), percebi que as pessoas estavam colecionando miniaturas de personagens da cultura pop. Algumas seguiam as feições reais dos personagens, enquanto outras destacavam apenas suas características principais.
As pessoas escolhiam os personagens com os quais mais se identificavam: personagens das histórias em quadrinhos, do cinema, da TV… Então, pensei: e se elas tivessem a oportunidade de ter miniaturas de mulheres e homens revolucionários reais? E, sim, estamos falando de mulheres e homens de esquerda (caso ainda reste alguma dúvida sobre a linha editorial da IMAGÍSTICA).
Foi assim que surgiu a ideia de criar a TURMA DE LUTA. A execução das miniaturas ficou a cargo de uma artesã mega talentosa, Tamisa Formiga, que topou o desafio na hora. A partir daí, selecionamos os personagens e apresentamos os primeiros integrantes da nossa turminha: Marx, Che, Frida, Angela Davis, Mafalda e o Pingu Socialista (aquele mesmo da animação Pingu – agora com foice e martelo).
Confessa: se é para ter uma miniatura na sua estante, que ela seja da Frida e da Angela, uma pertinho da outra.
Além de eternizar essas mulheres e homens, também temos o compromisso de relembrar a importância dessas figuras na luta por uma sociedade melhor. Em cada item da TURMA DE LUTA, há uma tag com um resumo sobre o personagem ou símbolo. Afinal, informação é tudo!
Essa é a história dessa turminha que, logo após o lançamento, ganhou reforços: Engels, Fidel, Graúna, Mafalda (em poses diferentes), Nina Simone, Simone de Beauvoir, Graúna (do Henfil), Rosa Luxemburgo, Elza Soares, Carolina de Jesus, Freud, Marielle Franco, Raul Seixas, Belchior…
Que a história dessas mulheres e homens nunca seja esquecida ou desmerecida. A IMAGÍSTICA segue com o objetivo de contribuir para que isso nunca aconteça.

